sábado, 8 de setembro de 2012

PORTUGAL, BRASIL E ESPANHA NO PETISCO


Bem no coração de Aveiro, na Praça 14 de Julho, encontra-se a Petisqueira Portuguesa, que perante o seu actual aspecto direccionado ao turismo, poderá esconder as suas verdadeiras raízes, ou seja- uma petisqueira portuguesa. É que em tempos que já lá vão, até há cerca de uma dúzia de anos, esta era uma tradicional taberna, com os seus pipos em madeira e todo o tipo de petisco que qualquer português que se prese aprecia, tais como jaquinzinhos (carapaus fritos), petingas (sardinhas pequenas fritas), pipis (miúdos de frango), iscas, sandes de presunto, salada de polvo, enguias fritas...eu sei lá. E tudo isto acompanhado com o belo penalty (copo de vinho tinto).
Hoje em dia os petiscos continuam a ser servidos, só que de uma forma menos popular (não sei se não terão perdido alguma graça), e ao som do fado, oferecido por uma discoteca que existe a poucos metros da petisqueira. E por cima da petisqueira, Portugal, Brasil e Espanha, como se pode constatar na fotografia, num ambiente académico, convivem alegremente, e basta descerem ao rés-do-chão para, no petisco e de volta de uns canecos, fortalecerem essa sã e linda amizade!

4 comentários:

Gibson Azevedo disse...

Comungo com a ideia do proprietário da simpática petisqueira, quando homenageou aos nossos países (todos latinos) com tradições tão parecidas,
costumes por vezes semelhantes.
Um forte abraço, caro jorge.

poeta do penedo disse...

Caro Gibson, esta manifestação de união de várias culturas, de forma tão espontânea, num local representativo de uma das facetas da nossa cultura,achei muito interessante. Mais do que nunca esta união é necessária.
Um forte abraço deste seu amigo.

MM disse...

Olá.

Descobri hoje que está de volta. Fantástico!

Um abraço.

Marcelo Melo
www.3vial.blogspot.com

Poeta do Penedo disse...

Um abraço também para si, Marcelo Melo. Fico muito satisfeito por o ver aqui.