quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

SETH DEFINITIVAMENTE O DEUS DO DESERTO



...-         Estou farto do teu pedantismo- disse Seth com rancor- eu vivo nas areias, não porque seja estúpido, mas porque a isso tu me obrigaste. Mas continuo a ser tão poderoso como qualquer um de vós, ou mais ainda. O meu nome é temido em todo o Egipto. Em querendo, posso criar forças que fazem gelar os corações dos homens.
-         Foi precisamente por isso que te expulsei daqui. A missão dos deuses não é criar problemas à vida dos homens, mas bem pelo contrário, ajudá-los a resolver os problemas. Vai-te Seth, que estás a conspurcar MassiftonRá.
-         E se eu não for?- perguntou Seth, em tom de desafio- afinal, a tua sacerdotisa de cabelos da cor do fogo já é rainha do Egipto, mesmo contra a tua vontade. Assim sendo, o que me impede de ficar aqui?
-         Eu- respondeu Amon-Rá.
-         Tu?- perguntava Seth, rindo- e terás tu poder para tanto?
-         Claro que tenho- respondeu Amon-Rá, simplesmente.
-         Não me parece que tenhas- disse Seth- avaliando pelo que o faraó faz, e pelo controle que tens sobre a tua guarnição de guardiães!!
Ao ouvir estas palavras, Amon-Rá despertou para uma realidade da qual ainda não se apercebera: a de que, efectivamente, Seth conseguira passar pelos guardiães de MassiftonRá e invadir os domínios do mundo dos deuses.
-         A propósito, como conseguiste iludir a vigilância de Sobek?- perguntou Amon-Rá.
-         Não consegui! Aí é que está a questão, poderoso Amon-Rá. Eu fui detectado, mas dando a promessa de uma recompensa, aqui me tens.
-         Como? Quais os guardiães que se deixaram corromper?
-         Tens razão, Amon-Rá. Tu, o poderoso, o deus supremo de todos os deuses, é tão predominante o teu domínio que nem uma simples guarnição de guardiães tu controlas devidamente. Pois informo-te de que a corrupção existe bem próxima de ti. Pergunta ao Bhokurac Ptahknor se lhe interessaria o lugar de Sobek.
-         Vai-te Seth. Não permitirei que te mantenhas aqui mais tempo- e Amon-Rá focou a sua mente em Seth. De imediato as águas em redor do deus do deserto como que começaram a ganhar vida, iniciando-se a desenhar um cone de aspiração. Seth percebeu a ameaça.
-         Está certo, eu vou-me embora. Foi bonito sentir a manifestação de alegria dos meus pais e irmãos ao verem-me. Em definitivo eu sou o deus do deserto, assumo essa condição. Mas a partir de agora não serão apenas os homens a terem notícias minhas. Em MassiftonRá o meu nome há de um dia ser respeitado.
Dizendo isto, Seth abandonou MassiftonRá. No seu íntimo revolviam-se sentimentos de vingança, disparados em todas as direcções...(em continuação, ex. XXXI)
Novembro/2005

Sem comentários: