domingo, 29 de abril de 2018

ZÉ CORNO, UMA SURPRESA DESAGRADÁVEL


...Estava eu nestas conjecturas, quando fui surpreendido pelo meu pai a bater-me à porta do consultório.
- Entre meu pai – disse eu.
- Joaquim, é que está lá fora o Zé Corno que te quer dar uma palavra. Eu já o quis enxotar. Pois que raio terá aquela figura para falar contigo? Mas ele teima. E como ele, em dez palavras, eu lhe apanho apenas metade...se apanhar, vai lá falar com ele.
- Mas, meu pai, isso é nome de homem, Zé Corno? Quem é?
- É o inglês.
         Eu não sabia que inglês era aquele; e o meu pai, levando a palma da mão à testa, disse que, claro… eu não podia saber pois tinha ido para Coimbra. E então explicou-me que o tal Zé Corno fora um soldado do exército inglês, que combatera ao lado dos portugueses na batalha do Bussaco. Fora gravemente ferido, tendo sido auxiliado pelas gentes do Luso a superar os ferimentos. Ninguém sabia porquê, mas o certo era que o homem não mais quisera regressar à sua terra, tendo ficado na região. Deambulava entre o Luso e a Mealhada. Ninguém sabia onde morava, pois ninguém lhe conhecia casa.
         E era então este personagem que me procurava. Decerto que o fazia por sofrer de algum mal, pois que outra coisa haveria de ser?! Mas no atropelo dos dias que constituem a vida de cada um de nós, as surpresas são constantes. Algumas agradáveis, a maior parte das vezes nem por isso. E este foi um dos momentos em que a surpresa me bateu à porta… e nada agradável, por sinal...(em continuação, ex. XXVII)

in Alma de Liberal
Junho/2009

Sem comentários: