domingo, 16 de setembro de 2018

NUMA MANHÃ HÚMIDA CIPRESTES QUE PINGAM MORTE


... O céu estava nublado, cinzento. Um olhar triste, macilento, revelador de um estado de espírito devorado pela falta de vontade de viver, ao olhar aquele céu mais certeza tinha de que a vida já ficara para trás. Era o céu de Portugal, país ingrato. Sacrificando a sua juventude, tivera ele como paga daquele seu país o desaparecimento do fulgor que ao seu corpo dava energia, ao seu espírito alento.
         No desembocar de uma rua, abria-se esta num largo. Do lado direito existia um morro de terra avermelhada, encimado por eucaliptos. Do lado esquerdo estendia-se um longo canavial. Ao centro do largo podia-se admirar um extenso e verdejante relvado. Ao fundo, por detrás de uma linha de ciprestes, localizava-se o cemitério da Conchada. O carro contornou o relvado e parou junto aos ciprestes. Álvaro saiu do carro, acompanhado pelo seu pai. A manhã estava fria e húmida. Tudo era feio para Álvaro. O mundo não tinha mais graça. Aquela relva molhada era horrível, como o eram as folhas permanentes dos ciprestes, que pingavam morte.
         O enfermeiro Victor aconchegou o filho contra si. Pôs-lhe um braço por cima dos ombros e assim atravessaram o imenso portão do cemitério, espiados pelas órbitas metálicas e velhas de uma representação de caveira, incrustada no topo do portão. Álvaro caminhou pela rua ladeada de jazigos. Onde estava? Para onde ia? Ao querer encontrar-se com a sua querida loirinha, era ali o seu destino, no meio daquelas casas sombrias, fantasmagóricas, escorrendo desolada humidade esverdeada, impregnadas de podridão? As lágrimas corriam-lhe quentes, envelhecendo-lhe o rosto...(em continuação, ex. XXXVII)
in Visitados
Novembro/1999

Sem comentários: