quinta-feira, 28 de março de 2019

UM PEQUENO ENIGMA NAS RUAS DE AVEIRO


A cidade de Aveiro foi invadida por uma frase, presumivelmente da autoria de Fernando Pessoa, que diz: «TUDO É OUSADO PARA QUEM A NADA SE ATREVE». Esta frase surge em cartazes, por toda a cidade, por debaixo de uma foto-montagem, que pretende mostrar, em contraste com a cobardia latente na frase, uma adolescente a saltar corajosamente sobre uma garganta rochosa e profunda.
            Confesso que me tenho debruçado um pouco sobre o significado daquela imagem parafraseada por aquela legenda, porque aparentemente não existe publicidade a coisa nenhuma. Mas, na sociedade agressivamente consumista em que vivemos, muito provavelmente, quem sabe se não será um incentivo, muito subtil, ao investimento imobiliário, que como se sabe encareceu em flecha? Por exemplo, quem não arrisca não petisca?!
            É que não me acredito que, pura e simplesmente, alguém se tenha dado ao trabalho e à despesa de anunciar, pelas ruas de Aveiro, que os aveirenses são medrosos.
            Mas que algum intuito terá, isso é certo!

5 comentários:

Anónimo disse...

Desde que os cartazes apareceram que eu me sinto intrigada acerca deles, mas todas as pessoas com quem eu falei sobre isso parecem não se ter apercebido! À primeira vista pensei que pudesse ser alguém a tentar mostrar que era ousado, mas isso seria demasiado desnecessário e nem sequer faria sentido de acordo com a frase. Por isso não sei, continua um mistério

Poeta do Penedo disse...

Bem, pelo menos já não sou o único a ficar intrigado com os estranhos cartazes, que se mantêm.

Unknown disse...

Inicialmente pensei ser um truque de marketing que rapidamente seria esclarecido. Mas muitos cartazes estão já a ficar descorados e o mistério continua... O que/quem quer que se seja, deve estar a pagar bem por isto!

Poeta do Penedo disse...

Os cartazes não se limitam à Glória e Vera-Cruz. Já os vi em S. Bernardo e Oliveirinha. Decerto algum dia os mais atentos chegarão a alguma conclusão sobre a sua misteriosa existência.

SaraLuz disse...

Já os vi pelo barreiro, Setúbal e vila real santo António 2022)