segunda-feira, 15 de abril de 2019

CRÓNICA DOS 49 DE COIMBRA




No jornal «O Público», saiu uma enorme notícia de cariz histórico extremamente interessante, sobre a incorporação súbita e forçada, por parte do Estado Novo, de 49 estudantes da Universidade de Coimbra, no C.O.M de Outubro de 1969 na Escola Prática de Infantaria.
Esses estudantes foram incorporados compulsivamente, pelo facto de se terem destacado na revolta estudantil coimbrã de Maio desse ano de 1969.
Na notícia podem-se ler os testemunhos de alguns desses 49 (que foram incorporados quando o curso já decorria, tendo sido distribuídos pelos vários pelotões do batalhão de instrução), agora homens que já ultrapassaram os 70 anos de idade, onde nos contam muitas das peripécias porque passaram (até do Vale Escuro e de um milhão de ratos nos falam), bem como dos jovens oficiais que os receberam ( então alferes e tenentes), actualmente na reforma como oficiais generais.
É uma delícia de artigo que nos revela uma história escondida…pelo menos para mim, que lá fui incorporado apenas oito anos depois.

Sem comentários: