segunda-feira, 18 de novembro de 2019

A PUNIÇÃO DE PTAHKNOR


...Ptahknor não ficara nada satisfeito com a forma como Sobek lhe ordenara que o seguisse. Agora, na presença do deus supremo, ouvindo as suas palavras, teve a certeza de que Seth fora detectado em MassiftonRá, e em consequência disso, fora também descoberta a sua deslealdade para com MassiftonRá e o deus Sobek. Por tal razão, Ptahknor resolveu não arrastar mais aquela difícil situação, pelo que de imediato se confessou.

-         Divino mestre, pelas tuas sábias palavras já percebi que descobriste a minha enorme falta.

-         Falta? Chamas simplesmente falta à permissão da entrada de Seth em MassiftonRá?!- dizia Amon-Rá com enorme ira- tu foste escolhido para Bhokurac porque preencheste os requisitos exigidos para o cargo: inteligência, coragem, honra e lealdade. Mas afinal não passas de um dissimulado. O que realmente te interessa é usurpares o lugar de Sobek. Tu não cometeste uma falta, tu cometeste um crime. Seth é inimigo de MassiftonRá; tu sabes isso muito bem, pois pertences à guarnição de guardiães. MassiftonRá é demasiado perfeito para permitir que um ser abjecto como tu conspurque as suas águas. Sobek- disse Amon-Rá, dirigindo-se ao deus crocodilo- não quero mais ouvir falar de Ptahknor. Por isso resolve a questão. És tu o responsável por todos os guardiães de MassiftonRá.

-         Devolvo-o à normalidade das águas do Nilo- disse Sobek, como que pedindo a opinião ao deus supremo.

-         Sobek, esse Bhokurac cresceu demais. Tornar-se-ia incómodo tanto para os crocodilos do Nilo, como para os humanos.

-         Então...- questionava Sobek, sem perceber bem o que Amon-Rá queria que fosse feito com o crocodilo Ptahknor.

-         Sobek, esse crocodilo não é merecedor de viver nas águas do Nilo- sentenciou Amon-Rá, afastando-se, dirigindo-se para o interior do mundo dos deuses.

-         Já percebi- disse Sobek, em jeito de comentário.

-         Não vou mais viver no Nilo, é isso?- perguntava Ptahknor com incredulidade.

-         E o que é que esperavas? Ser Bhokurac é ter muitas responsabilidades, meu caro. Fugir a elas é condenar-se. Foi o que tu fizeste. Por essa razão, ao romper do sol irás abandonar as águas do Nilo...

-         E vou viver como? Sobek, queres matar-me?

-         Não Ptahknor, não te quero matar. Apenas quero cumprir as ordens de Amon-Rá. Deixa que te diga que é com grande satisfação que o faço, pois não te mereço a ingratidão que demonstraste ter por mim. A partir do romper do sol vais-te tornar inimigo de MassiftonRá. Não tentes viver no Nilo, pois serias atacado pelos Taaril; por outro lado, também não poderás viver no Nilo, pois vais estar anatomicamente impossibilitado de o fazeres.

-         Anatomicamente? Que queres dizer com isso, Sobek?

-         Tens até ao nascer do dia tempo para saíres das águas do Nilo. Assim que o fizeres, o teu corpo de crocodilo dará lugar ao corpo de uma hiena, uma enorme hiena, e irás viver para o deserto. É esta a minha decisão. Agora desaparece Ptahknor. Aqui não és mais benvindo.

Ainda o sol não raiara, e uma enorme hiena foi vista, por alguns felas, a beber nas águas do Nilo. Os homens de imediato lhe deram caça. A hiena foi obrigada a afastar-se rapidamente, tomando a direcção do deserto, sendo perseguida pelos homens, aos berros. A hiena corria, enquanto assistia às últimas gotas da água do Nilo abandonarem o seu corpo. O deserto a aguardava. Quem sabe, talvez um dia se tornasse poderosa, a ponto de poder enfrentar Seth, o deus do deserto, o deus que amaldiçoara a sua vida…(em continuação, ex. XXXIV)
in A Causa de MassiftonRá

Sem comentários: