domingo, 25 de julho de 2010

AO ENCONTRO DOS ÚLTIMOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS


Estou de regresso de uma viagem fascinante, tendo tido por guia a jovem autora Robyn Young. Com mestria surpreendente, dada a sua idade, fui levado a conhecer os bastidores da maior, mais famosa e mais poderosa ordem militar que jamais existiu: a Ordem dos Templários.
Nas 1465 páginas, distribuídas por três volumes (A Irmandade, A Cruzada e Requiem), o enredo desenrola-se em Inglaterra, França, Escócia e Palestina, aqui com maior incidência na cidade de Acre, último bastião Franco na Terra Santa- Outremer (havendo lugar a uma breve alusão à cidade de Tomar, cidade portuguesa templária por excelência).
A partir de 1260, acompanhando o jovem sargento do Templo, William Campbell, fui de encontro ás cerimonias iniciáticas, pelas quais os sargentos do Templo eram iniciados como cavaleiros templários. Seguindo de perto a vida do jovem cavaleiro, fui conhecendo as tramas da alta política de então, onde se envolveram templários, reis, ministros e o papa, e em que Campbell se enredou, vindo a tornar-se num importante comandante. Não esqueceu a autora de me transportar ao seio da sociedade muçulmana da época, onde tive a oportunidade de contactar a outra perspectiva das cruzadas.
Uma narrativa apaixonante, verdadeiramente arrebatadora, sobre os últimos quarenta e sete anos da existência de dois séculos, da Ordem dos Templários, extinta no dia 13 de Outubro de 1307, quando tinha por Grão-Mestre, o último grão-mestre, Jacques de Molay.
Uma magnífica simbiose entre ficção e realidade, onde se sente ter havido um exaustivo trabalho de pesquisa, numa escrita de fluidez rica, simples, mas tremendamente eficaz. Uma obra que recomendo a todos os que sintam algum fascínio pela Ordem dos Templários.

7 comentários:

Teresa Fidalgo disse...

Poeta do Penedo,


Vou seguir a recomendação... É algo que me atrai.

Saudações amigas

Gibson Azevedo disse...

Apesar de eu ser meio avesso à religiões, mesmo tendo sido educado em Colégio de Padres Católicos, e talvez por isto mesmo, não consigo ter fé. Entretanto, o assunto por se constituir em bálsamo para o espírito do povo, me atrai sobremaneira. Principalmente, por ser romanciado; onde a arte sobrepõe à pesquisa.
Valeu pela dica, Fareleira!

Poeta do Penedo disse...

Cara Teresa Fidalgo
Se este tema a atrai, prepare-se para viver óptimos momentos. Fique confortável, embrenhe-se nesta viagem ao passado, deixe a sua imaginação soltar-se, a ponto de sentir os mantos brancos exibindo cruzes vermelhas tocarem-lhe, e vai ter pena de ter chegado à última página.
Briosas saudações.

Poeta do Penedo disse...

Meu caríssimo amigo
esta obra, tanto a nível de pesquisa, como de romance, é excepcional. E mostra-nos até que ponto alguns homens, actuando em nome da fé, conseguiram ser tão cínicos e brutais.
Um grande abraço

MM disse...

Caro Poeta do Penedo,

A respeito dos Templários, realizei, no ano passado, a leitura do livro "O Pêndulo de Foucalt" da autoria do italiano Umberto Eco.

Pese embora tratar-se de uma obra de ficção, também nele são descritos e explorados detalhes sobre essa ordem de cavaleiros que acredito serem fidedignos.

Não considero o livro excelente pelo simples motivo que a sua leitura é áspera e caracterizada por uma densidade de informação que custa a digerir.

De qualquer forma, fica aqui o registo, caso pretenda continuar a aventurar-se literariamente na senda dos Templários.

Atentamente,

Marcelo Melo
www.3vial.blotspot.com

Poeta do Penedo disse...

Caro Marcelo Melo
Umberto Eco é, na minha perspectiva, o escritor que melhor tem relatado a Idade Média. O livro que citou não o conheço, mas irei comprá-lo, pois ler Umberto Eco sobre os Templários, deve ser algo de muito fascinante.
Obrigado pela dica.
Um abraço.

Carlos disse...

Jorge, se tiveres oportunidade ve se les esta triologia de Jack Whyte, Knights Templar. Nao sei se esta traduzido para Portugues