quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MÚSICA DE UMA VIDA- INDIA



Gal Costa, uma das grandes vozes do Brasil, nesta India maravilhosa dos deliciosos anos 70, que ainda hoje me continua a deliciar.

10 comentários:

Gibson Azevedo disse...

Caríssimo Poeta! Esta linda guarânia que alçou voos mundiais na voz de Gal Costa, é, no entanto, uma música paraguaia de domínio público, que nos eternece desde o seu lançamento, lá praos dias da década de quarenta, na voz de uma dupla caipira, de raiz, o casal: "Iana e Cascatinha". De lá para os dias atuais, muitos intérpretes gravaram-na, com maior ou menor sucesso, inclusive os cantores de língua espânica. Concordo contigo, caro amigo, que esta versão da Gal Costa é feita de forma sublime. Ela nos dá uma saudade de um Brasil antigo e pantaneiro, que já se perde no transmudar implacável dos tempos.
Ao som desta linda guarânia, despeço-me com um forte abraço.

Unknown disse...

Eh que saudades!!! Há tanto tempo que não ouvia isto!!!
Sublime mesmo!
Que voz!
Obrigado, Poeta e um abraço!

Diego Ivan disse...

Olá Falereira, sou Diego Ivan, filho de Gibson Azevedo. Meu pai comentou comigo que você havia comemorado muito a vitória do sua Acadêmica neste Blog. Acabei de ler texto em questão e o parabenizo pelo triunfo e pelo golaço final. Ele me falou também que você se interessou em saber mais sobre o futebol do Alecrim F.C., equipe a qual ele torce. Então pronto, farei isso já que sou mais afeito aos computadores do que meu Pai, mas apresentarei os 3 times que pintam o Estado do Rio Grande do Norte de Preto, Verde, Vermelho e Branco.

Serão imagens fotos e vídeos das três equipes. É só copiar e colar os endereços em seu navegador.

O primeiro é o ABC Futebol Clube (www.abcfc.com.br), time que eu torço, apesar de ter um Pai torcedor do Alecrim. Fundado em 29 de junho de 1915. Cores Preto e Branco, mascote é o Elefante(homenagem ao formato territorial do Estado). Joga no Estádio Maria Lamas Farache (apelido Frasqueirão). O time e torcida são conhecidas como o Mais Querido, a Frasqueira, ABCdistas e Alvinegros. É a maior torcida do Estado.

Lista de links.

Meu Blog: www.papoalvinegro.blogspot.com

Mascote: http://www.abcfc.com.br/novo/img/fotos/mascote.gif

Bandeira: http://www.abcfc.com.br/novo/img/fotos/bandeira.gif

Escudo: http://www.abcfc.com.br/novo/img/fotos/escudo.gif

Foto da Equipe 2010: http://4.bp.blogspot.com/_T_042dOnTvQ/S8J-37_4NoI/AAAAAAAAHPg/sa4pYqDfFvg/s1600/FOTO+8+-+TIME.jpg

Foto Estádio Frasqueirão: http://i254.photobucket.com/albums/hh112/papoalvinegro/festagq.jpg

Vídeo do ultimo jogo do ABC: http://www.youtube.com/watch?v=6WsC4kFTKNs

O segundo é o América Futebol Clube(www.americadenatal.com.br). Fundado 14 de julho de 1915. Cores Vermelha e Branca, mascote é o Dragão. Joga no Estádio Municipal João Claudio de Vasconcelos Machado(Machadão). O time e torcida são conhecidas como Americana, Rubra, Vermelha e Alvirrubra.

Lista de links.

Mascote: http://americadenatal.com.br/arquivos/mascote.jpg

Escudo: http://americadenatal.com.br/arquivos/simbolos.jpg

Foto da Equipe: http://www.tokdeclasse.com.br/coluna/imagens/america.jpg

Foto Estádio Machadão: http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/52945.jpg

Vídeo do ultimo jogo do América: http://www.youtube.com/watch?v=SU0Dm0E5EQE

O terceiro time é o Alecrim Futebol Clube (http://www.alecrimfc.com/). Fundado em 15 de agosto de 1915. Cores Verde e Branco, mascote é o Periquito. Joga no Estádio Municipal João Claudio de Vasconcelos Machado(Machadão). O time e torcida são conhecidas como Verde, Verdão, Verdão Maravilha e Periquito.

Lista de links.

Mascote: http://1.bp.blogspot.com/_ymo_5rkm9ks/SxbrXDdEV1I/AAAAAAAAFOg/fwo94AmzizE/s400/alecrim_mascote.jpg

Escudo: http://i254.photobucket.com/albums/hh112/papoalvinegro/Distintivos/ALECRIMFC.png

Foto da Equipe 2010: http://www.alecrimfc.com/imagens/time2010.jpg

Foto Estádio Machadão: http://spa.fotolog.com/photo/42/16/124/manwithoutshade/1254149262992_f.jpg

Vídeo do ultimo clássico ABC 1 x 1 Alecrim: http://www.youtube.com/watch?v=By0OnuTRMqc

Vídeo do ultimo jogo do Alecrim: http://www.youtube.com/watch?v=PCv_be2cSwU

No próximo domingo(29) ocorrerá o clássico Alecrim x ABC, que será realizado no Estádio Machadão. Será a ultima partida realizada naquela praça esportiva, já que ela será demolida para a construção da Arena das Dunas, que servirá como sede para a Copa do Mundo 2014. O encontro será valido pelo Campeonato Brasileiro da Série C.

É isso, creio que agora você já conhece os três times da minha cidade. Por motivos óbvios, simpatizo com a Acadêmica. Muita sorte...

Catherine disse...

óptima escolha!

;)

Mari Amorim disse...

Ah,poeta!!
você me emocionou,me lembrei de meu pai cantando essa musica pra eu dormir.Nasci,em Salvador,como Gal sou baiana.Gosto muito também da musica que Gal canta,"Vapor Barato".Obrigada por esse lindo,momento.Bem colocado o comentário do amigo Gibson.Nasci nos anos 70,mas gostaria de ter nascido antes.
beijos verde e amarelo
Mari

Poeta do Penedo disse...

Meu caro amigo Gibson
Como é bom este intercâmbio cultural. Não fazia ideia que esta música não fosse brasileira. No entanto, sublinho que nunca percebi muito bem porque é que, a dado passo a letra refere «meu paraguai», questão que, através de si, se deslindou. Diz um velho ditado português que «guardado está o bocado para quem o há-de comer». Pois estava você guardado, meu caríssimo amigo, para me solucionar esta dúvida. Na verdade uma excelente voz, numa extraordinária música. Em melodias,ritmos e vozes o Brasil é um filão. E na saudade do bom que o antigamente nos dá vai este grande abraço.

Poeta do Penedo disse...

Caro Manuel Cardoso
Esta música é na realidade uma obra prima, tanto na melodia como na forma em que é cantada.
Um excelente fim de semana, caro amigo.

Poeta do Penedo disse...

Meu caro Diego Ivan
Muito obrigado por toda esta informação. Irei visitar os sites, que tão simpaticamente me forneceu, para sentir a verdade do desporto, que se encontra no amor à camisola, que ainda existe nos adeptos dos clubes pequenos. Amor à camisola e ao emblema.
A Associação Académica de Coimbra (AAC), foi fundada a 3 de Novembro de 1887, não na perspectiva do futebol, mas na união das faculdades da universidade, que é uma das mais antigas do mundo, fundada em01 de Março de 1290, pelo rei D. Diniz.
A sua cor é o negro, a cor da capa e batina, traje académico dos estudantes de Coimbra. Também tem a designação carinhosa de «Briosa». Em Coimbra não existia qualquer nome para a massa associativa. Actualmente a «Mancha Negra» grita Académica em qualquer estádio. Ser-se da Académica não significa ser-se de Coimbra, mas é impossível ser-se de Coimbra sem se ser da Académica.
O meu muito obrigado pelo trabalho que teve em me dar esta importante informação.
Briosas saudações!

Poeta do Penedo disse...

Olá Catherine
Seja muito bem vinda a este espaço.
Há músicas que contam histórias à história da nossa vida. Esta é uma delas.
Obrigado pela visita.

Poeta do Penedo disse...

Minha cara amiga Mari
gostei que este tópico lhe tivesse recordado coisas bonitas.
Tenho sido um ouvinte fiél à música brasileira. Gal Costa tem canções fabulosas. Neste vídeo, além da música, sensibilizou-me a expressão da Gal. Ela está a representar. Ela sente o que canta. E na sua expressão surge um sorriso enigmático, porque é lindo e aberto, um sorriso com olhos tristes. Como diz então, minha amiga, esta baiana, que nos anos 70, cantou Gabriela, Cravo e Canela, interpretada pela inesquecível Sónia Braga, as duas parecendo gémeas.
Na verdade não sabe o que perdeu por nos anos 70 não ser uma adolescente. Ou se calhar sabe! Mas a riqueza desses anos está toda aí, para poder ser desfrutada por todos.
Um excelente fim de semana.