segunda-feira, 23 de julho de 2012

Prof. José Hermano Saraiva: a voz de Portugal que se calou

Faleceu o Prof. José Hermano Saraiva, após uma vida de 92 anos. Professor universitário, advogado, ministro da educação, embaixador de Portugal no Brasil, viria a ser a sua extraordinária capacidade de comunicação, aliada a uma sólida cultura, que verdadeiramente o notabilizou. Também formado em história, soube, como ninguém, divulgar a nossa história, não só em Portugal, como pelos quatro cantos do mundo, através dos seus inesquecíveis programas passados na RTP 2, inseridos em várias séries, como: «A Alma e a Gente», «Histórias que o Tempo Apagou» e «Lendas e Narrativas». Durante anos percorreu o país, de lés a lés, contando não só a história nacional ligada ao local em que se encontrava, mas também a história local, com um contagiante entusiasmo. Fez programas desde o mais recôndito lugar de Trás-os-Montes à longínqua Macau, passando pelos arquipélagos da Madeira e Açores, deliciando todos os que se interessam pelas coisas da história, e pela história do povo. Por exemplo, são verdadeiramente emocionantes os programas dedicados aos enormes Condestável D. Nuno Álvares Pereira e Eça de Queirós, bem como à tradição Coimbrã. Um português que verdadeiramente cantou Portugal, que soube interpretar muito bem o passado, dando hipóteses de soluções para o futuro. Guardo preciosamente algumas dezenas de horas ouvindo-o falar, que me continuarão a dar imenso prazer. Por tudo quanto me ensinou, obrigado Prof. José Hermano Saraiva.

2 comentários:

Gibson Azevedo disse...

Assisti inúmeras vezes o José Hermano Saraiva em um seu programa na televisão portuguesa. Gostava muito do seu jeito muito particular de abordar a história e os vultos históricos de Portugal, que, em alguns momento, se entrelaçam com a história do meu Brasil. É,creio eu, um grande representante clássico e moderno, a um só tempo, que se vai, deixando uma lacuna enorme nas letras portuguesas.
Que este prócer português receba as merecidas homenagens e louvações póstumas, e que, estas manifestações de respeito, se perenizem pelos tempos que haverão de vir.
Natal-RN-Brasil, 24/julho/2012.
Gibson Azevedo da Costa.

poeta do penedo disse...

Caro Gibson
a qualidade do prf. José Hermano Saraiva é tanta, não só como comunicador mas também como historiador, que as minhas palavras são sempre poucas para o definir. Como muito bem disse, foi um clássico e um moderno, porque através de uma visão clássica da história, a soube transmitir de forma moderna. Será sempre um grande português!