segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SANTO AMARO EM ALFEIZERÃO

Por esse Portugal fora devem algumas centenas as festas populares, que pululam montes e vales, sendo a grande maioria de cariz religioso. E quem gosta da tradição, ainda se vai deliciando com a preservação de hábitos antigos, muito embora seja cada vez menos o povo que ainda responde á chamada da fé.


Alfeizerão, essa bonita e deliciosa vila do concelho de Alcobaça, no coração do Oeste português, portas meias com o Ribatejo, a que um dia já chamei de Moura do Ocidente, não foge á regra. E é em Janeiro, tendo o frio agreste como companheiro, que se celebra a festa em honra de Santo Amaro. São nove novenas que se celebram na capelinha dedicada ao Santo, que têm lugar durante nove dias antes do dia 14 de cada Janeiro. Depois, no Largo de Santo Amaro, o povo acorre ao pinhão e á quermesse, ao frango na brasa e á boa febra, aguardando pela enorme fogueira que todos os anos se faz junto ao coreto, que vai iluminar e aquecer os corações de todos os que, nestas festividades, sentem algo de muito bom e reconfortante. Há trezentos e muitos anos que é assim.

Depois, faça chuva ou sol, tem lugar a obrigatória procissão de veneração ao Santo Padroeiro pelas principais ruas da vila.

Foram apenas nove anos de vivência diária em Alfeizerão. Mas preencheram-me para toda a vida. E todos os anos, em Janeiro, mesmo estando longe, recordo que o Santo Amaro está a descer ás ruas da terra do Pão de Ló, essa nobre Alfeizerão, fundada pelos árabes no séc. VIII.

Sem comentários: