sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

UM REI SEM CONCENTRAÇÃO DO PODER- UMA IDEIA PROBLEMÁTICA

...Dois dias depois regressei a casa do Conde de Cértima. A aplicação atempada dos unguentos no braço dorido era fundamental para que surtisse o efeito desejado. Ao reentrar naquela casa, tive a perfeita noção de que, muito acima do médico, quem ali entrava era o homem, pois os meus olhos procuravam avidamente a figura esbelta de Maria Clara.
         A governanta recebeu-me com o seu ar cândido, um semblante que denunciava também o resgate de uma desculpa. O seu olhar não transmitia felicidade, antes uma necessidade imensa de se encontrar consigo própria. Eu sentia-o, sem no entanto o perceber. Aquela casa transmitia à existência feminina, ali presente, um não sei quê de enigmático.
         D. Rodrigo Corga recebeu-me com a ânsia normal que o doente denota pela presença do médico, em quem deposita a esperança da cura da doença que o apoquenta. Mas era apenas isso. O nosso relacionamento baseava-se somente, pelo lado dele, na necessidade de ser curado; e pelo meu lado, pôr em prática os meus conhecimentos para curar. Da parte dele não tinha havido ainda uma palavra calorosa, que denunciasse a vontade de querer conversar comigo, como homem. E isso intranquilizava-me, pois tornava Maria Clara cada vez menos acessível. Teria de tomar uma atitude, pela qual me fosse permitido entrar ali mais vezes e de forma mais hospitaleira. Teria de saber ultrapassar a oposição a esse meu anseio, que residia na pessoa do filho do Conde de Cértima. Ainda o não tinha visto. Por isso, enquanto fazia a aplicação dos unguentos, perguntei:
- E o filho de Vossa excelência, o senhor Pedro Corga?
- O meu filho já regressou aos seus afazeres militares. Foi-se embora ontem à noite.
- E vai a cavalo até ao Porto?
- Não. O exército tem constantemente em deslocação carruagens para transmissão de ordens e de outras questões militares. Na Mala-Posta o meu filho tomou uma carruagem que saiu do Regimento de Infantaria de Coimbra e foi para o Porto. Claro está que a esta possibilidade de transporte apenas têm direito os oficiais. E bem se vê que a arraia miúda não precisa dela, pois o seu burgo está sempre próximo do seu regimento. Agora com os oficiais a história é outra. Não existem assim tantos e têm de ser colocados onde é preciso; e ultimamente as movimentações da tropa têm sido constantes. Isto de surgir no reino a ideia de que o poder não deve estar apenas concentrado no rei, só trouxe problemas. E o que é mais assustador é saber que o próprio rei aderiu a esses ideais. Como sabe, acabou por expulsar o infante D. Miguel do reino, não se sabe muito bem qual o paradeiro da rainha, a senhora D. Carlota Joaquina… e segundo diz o meu filho, tudo isso está a provocar divisões no seio do próprio exército.
- Compreendo, excelência – disse eu, sem levantar os olhos do trabalho que estava a executar.
- Diga-me doutor, e que mal lhe pergunte, de que lado está?

- Excelência, se um rei souber ser justo, se através da coroa que lhe adorna a cabeça tiver amor pelo seu povo, não me faz diferença que o poder seja só dele. Afinal é Deus que lho confere...(em continuação, pág. 40, ex. XVIII)
in Alma de Liberal

Junho/2009

Sem comentários: