sábado, 28 de fevereiro de 2015

UM TESOURO DO 61, QUE EM ANGOLA SE SUPÕE VIVO

...Depois de ter fumado mais um cigarro, escondido no escuro, fazendo tempo para que a rapariga entrasse bem no sono, verificou se levava consigo os apetrechos de que iria precisar. Decidiu-se então por avançar. Calçava sapatilhas para poder ter maior liberdade de movimentos. Por uma última vez olhou atentamente em seu redor. Não havia vivalma. Tudo estava em silêncio. Agachou-se, e durante quinze minutos trabalhou freneticamente, em absoluto silêncio.
         Conseguira ultrapassar a barreira que a fechadura representava. Era apenas mais uma. Com a chave improvisada puxou lentamente o engate da fechadura, deu um leve empurrão à porta, e eis que a ténue luz do candeeiro distante penetrava a escuridão do corredor. Já no interior da casa encostou a porta da rua. Num dos bolsos do casaco preto que vestia, procurou o frasco de clorofórmio, e indagou se o lenço que preparara, também lá estava. Tudo confirmado tirou do outro bolso uma lanterna e muito lentamente abriu a porta do quarto, onde julgava estar a rapariga. Acertara em cheio! Ouvia uma respiração suave e compassada. Ela dormia profundamente. Não iria ser preciso sequer usar o clorofórmio. Acendeu a pequena lanterna, com o facho de luz a iluminar o chão, e começou a andar muito lentamente. Contornava a cama onde a rapariga dormia. A circunferência de luz que se desenhava no chão, começou lentamente a subir e passou para o guarda-vestidos. Subitamente a luz foi reflectida no espelho do guarda-fatos. O homem, que se tinha esquecido desse pormenor, teve um movimento brusco com o corpo, surpreendido com a inesperada reflexão da luz, e deixou cair a lanterna. Tudo isso contribuiu para que a rapariga acordasse. De imediato Catarina pressentiu que alguém, além dela, estava no quarto. Em pânico, de um salto se sentou na cama e gritou:
-         Quem está aí?
         O homem, desesperado, deu-lhe uma violenta bofetada. Seguidamente atirou-se para cima dela e procurou a almofada. Catarina debatia-se o mais que podia e gritava. O homem, encontrando a almofada, arremessou-a violentamente sobre o rosto de Catarina e pressionou, pressionou imenso. Abafara o som dos gritos. Pouco tempo depois, aquele jovem e terno corpo não oferecia mais resistência. O homem, extenuado pela aspereza da sua atitude, pegou na lanterna que ainda se mantinha acesa no chão, e de uma forma atarantada apontava a luz para todas as direcções. Finalmente detectou o estupor do livro, poisado em cima da mesinha de cabeceira. Avidamente pegou nele e fugiu daquele maldito quarto. Aquele serviço tão inocente, afinal acabara por correr muito mal. Nunca matara ninguém. Era um grande ladrão, mas assassino não gostava de ser, e agora já o era. Raios partissem o maldito livro! Mas aquela inesperada ocorrência haveria de encarecer o trabalho. O maluco do arquitecto ia ver como. E logo havia de manchar as mãos numa rapariga tão bonita!
         O homem saiu de casa a correr. A porta ficou escancarada. Entrou aflitivamente no carro, deu à ignição  e rapidamente desapareceu.
         O número 61 mantinha-se em silêncio, enquanto nele, um coração em Angola, supunha lá guardar o seu tesouro...(em continuação, pág. 90, ex. XXVIII)
in Visitados
Novembro/1999


Sem comentários: