segunda-feira, 31 de agosto de 2015

MAUS RUMORES DA CAPELINHA DAS FRAGAS

...Ouviam-se homens falando alto, o que fez com que o conde se levantasse da cadeira em que estava sentado, e se deslocasse à janela do seu quarto, na tentativa de descortinar a origem daquela algazarra. Imediatamente a seguir ouviu-se a voz da governanta, aflita, que aproximando-se do quarto do Conde de Cértima, chamava por ele. O conde não deixou que Maria do Carmo batesse à porta, pois abriu-a mesmo antes da governanta bater. E o conde perguntou:
- Que se passa Maria do Carmo? Que barulheira é esta?
         No rosto da governanta desenhava-se o semblante do medo.
- Gente morta, senhor conde – respondeu ela.
- Gente morta?! – retorquiu o Conde de Cértima, em tom de desagradável surpresa – gente morta onde?
- Junto à capelinha das fragas. Um homem e uma mulher numa poça de sangue.
- O quê? – perguntava o conde, abismado, olhando para mim apreensivamente.
- Onde fica essa capela? – perguntei eu, tão assombrado como o conde.
- A dois passos daqui. É uma capela a que deixei de dar uso depois de ter erigido uma outra no interior desta casa.
- Existe mesmo sangue? – perguntava eu.
- É coisa de matador – dizia o conde – nas minhas terras. Onde chega a indecência. Doutor Joaquim Lopes, por obséquio, vá-me a essa capela e veja o que por lá se passa.
- Ás suas ordens, excelência.
- Maria do Carmo, mande o Tomás e o Zeferino guiarem o senhor doutor – ordenou o Conde de Cértima.
         E assim me vi a caminho da capelinha das fragas, acompanhado por dois rapagões ao serviço de D. Rodrigo Corga. Aliás, já éramos conhecidos, pois haviam sido os mesmos que me tinham acompanhado no regresso a Malhal de Sula, dois dias antes.
         Lá chegado, encontrei alguns assalariados que montavam guarda ao local. A capela era minúscula. Talvez a fé do conde não fosse suficientemente grande, a ponto de o empolgar a construir algo maior. A capela fora construída junto a um pequeno ribeiro, cuja água murmurejava docemente, ao passar por uma zona pedregosa do seu pequeno leito.
- Estão ali os infelizes – apontava um homem.
- Cala-te p’ra aí camafeu. Alguém te preguntou alguma coisa? – disse rudemente um dos meus companheiros, o que se chamava Zeferino.

         Eu olhei para onde o homem indicara. A meia dúzia de metros da capela encontrava-se o corpo de uma mulher bastante jovem; e mesmo à entrada do pequeno templo abandonado, o corpo de um homem, também moço...(em continuação, pág. 43, ex. XX)
in Alma de Liberal
Junho/2009

Sem comentários: