segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

EM OLIVENÇA PEDE-SE DUPLA NACIONALIDADE

Reparo que de vez em quando publico aqui uns textos que tiveram por base programas da RTP. É bom sinal, sintoma de que a televisão pública está a desenvolver um bom papel na informação. E hoje é mais um desses casos.
No passado Sábado à noite, 10 de Dezembro, fui surpreendido com um documentário, no programa «Linha da Frente», sobre Olivença. Estava subjacente a vontade que a RTP teve em trazer a Questão de Olivença para a praça pública, o que registo com enorme prazer.
Como bem sabem, Olivença, uma cidade alentejana e fronteiriça, foi anexada por Espanha em 1801, no desenrolar da Guerra das Laranjas. Foi a ante-câmara das invasões francesas. Já aqui falei nisto. Portugal nunca reconheceu o domínio espanhol em Olivença, e a Espanha, por inércia por parte de Portugal, nunca devolveu a cidade. Fiquei deveras surpreendido por ver, no documentário, que uma grande maioria dos naturais de Olivença estão a pedir a dupla nacionalidade, porque se sentem ligados a Portugal…e conseguem falar o português fluentemente. Aliás, toda a cidade respira lusitanidade, já que os monumentos são praticamente todos portugueses, ostentando as cinco quinas.
Olivença, uma sombra que paira sobre Portugal e Espanha.

Parabéns à RTP!

Sem comentários: