quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

SUBORNANDO UM GUARDIÃO DE MASSIFTONRÁ

...Ptahknor instintivamente recuou. Embora o seu meio ambiente fosse a água, já ouvira falar na pérfida fama que Seth alcançara no mundo das areias, depois de ter sido expulso de MassiftonRá.
-         Agora compreendo a razão pela qual conseguiste chegar até aqui- disse o crocodilo Bhokurac.
-         E agora que já sabes quem eu sou realmente, manténs-te na disposição de te opores à minha passagem?- perguntou Seth.
-         Se sou guardião de MassiftonRá, agora mais do que nunca devo recorrer a todas as minhas capacidades para exercer a minha função.
-         Reconheço que mereces o lugar que ocupas- disse Seth, elogiando a atitude de Ptahknor.
Seth sabia que nada lucrava em eliminar aquele Bhokurac. Se o fizesse alertaria todas as forças defensivas do mundo dos deuses; por isso mudou de estratégia.
-         Ptahknor, lembras-te do tempo em que eu vivi em MassiftonRá?
-         Sim, recordo-me bem; e sei que não és bem vindo aqui. Qual é o sentido da tua presença nestas paragens?
-         Vejo que ocupares o lugar de Bhokurac te deu arrogância para me interpelares desse modo. Posso ser um renegado, mas continuo a ser um deus. No entanto, essa tua característica só demonstra que és ousado, inteligente e ambicioso.
-         Obrigado pelo elogio- disse Ptahknor, enquanto a sua cauda balançava nervosamente.
-         Eu também me lembro bem de ti, mais até do que do teu parceiro, o Bhokurac Belthaknor. E sabes porquê? Porque sempre considerei seres muito mais inteligente e competente do que ele. Aliás, tu ultrapassas em dinamismo o próprio deus Sobek. O deus Sobek não era capaz de me fazer frente de uma forma tão ostensiva como tu o estás a fazer, caso fosse ele que estivesse aí no teu lugar.
-         Achas isso?- perguntava Ptahknor, visivelmente lisonjeado.
-          Sem dúvidas nenhumas. Já alguma vez te passou pela cabeça vires a ser tu o deus Sobek, o senhor do Nilo?
-         Eu? Não, não tenho aptidões para tanto.
-         Não tens? Achas que possuíres a capacidade de descobrires que eu não era um sifto, não é teres aptidões para substituíres o deus crocodilo Sobek? Que mais necessitas para dominares as águas do rio Nilo?
-         Preciso de apoio- disse o crocodilo Bhokurac.
-         E queres vir a ser Sobek, o deus crocodilo?
-         Claro que quero!
-         Então tens o meu apoio.
-         E de que me serve o teu apoio? Em MassiftonRá tu não és coisa nenhuma.
-         Eu não, mas os meus serviços talvez façam maravilhas.
-         E que serviços são esses?- perguntou Ptahknor.
-         Bem, isso só a mim diz respeito. Se queres vir a ser Sobek, o deus crocodilo, só tens de me deixar passar.
-         À vontade, mas vais disfarçado de sifto, não vais?
-         Claro. No entanto, no meu disfarce algo falta, pois tu conseguiste detectar-me. O que é?
-         Falta-te uma auréola.
-         Uma auréola?! E tu serias capaz de me arranjar uma?
-         Sim, retendo alguma da energia que percorre estas águas, canalizando-a para ti, logo ficarás preenchido com uma.
-         E consegues fazer isso?

-         Já a tens- disse o crocodilo Bhokurac- pressiona o teu estômago de peixe e vê o que acontece...(em continuação, pág. 65, ex. XXVII)

in A Causa de MassiftonRá
Novembro/2005

Sem comentários: