sábado, 11 de março de 2017

TI CHICO BENTO, NA VIDA, ENTRE OS QUERIDOS E OS AMALDIÇOADOS


...Pelo ramo de louro que se encontrava pendurado na parte superior daquela porta, Américo Afonso percebeu que ali funcionava uma taberna. Olhando ainda para os três rapazes, sentindo-se satisfeito por ter levado ao conhecimento daqueles moços o produto do desenvolvimento científico, encaminhava-se para a porta da taberna, quando esbarrou com alguém. De imediato lhe veio às narinas o cheiro intenso a vinho tinto. Na verdade esbarrara com um homem, vermelho de cara, barriga proeminente, apresentando nódoas de vinho na camisa de flanela com quadrados castanhos e vermelhos. Era o Ti Chico Bento.

- Vossa senhoria me perdoe - disse aflito o taberneiro, alternando o olhar entre o jovem advogado e a coisa barulhenta e fumegante que se encontrava parada à porta da sua taberna.

- Eu é que peço desculpa - retorquiu Américo, tendo notado espanto também no rosto do taberneiro - é um automóvel. De agora em diante é assim que os homens se vão deslocar.

- Assim? E as alimárias?

- Não lhes há-de faltar trabalho - respondeu Américo, com um sorriso franco - diga-me, é vocemecê o taberneiro?

- Um seu criado para o servir. Chamo-me Chico Bento.

- Muito bem senhor Bento. Realmente preciso que me ajude.

- É como se vossa senhoria já estivesse servido. Em que lhe posso valer?

- Diga-me antes demais, aqui é Alfeizerão?

- Pois não é em outro lugar, é aqui mesmo - respondeu o taberneiro, empenhando-se em ser solícito.

- Pode-me dizer quem é a pessoa que mais sabe de coisas aqui da aldeia?

- De coisas... coisas... - atrapalhava-se o taberneiro, vasculhando aflitivamente o ar com os olhos, na ânsia de atinar com uma resposta ajustada a pergunta tão complicada. Mas o ar não tinha as tais coisas para lhe mostrar. Pressentindo o desatino em que se encontrava o Ti Chico Bento, Américo Afonso foi em sua ajuda e acrescentou:

- Pode vocemecê indicar-me qual a pessoa com quem eu posso falar sobre a herdade de Alfeizerão?

-  Sobre a herdade Vila de Ló? Será com o dono, penso eu - respondeu o taberneiro.

- E sobre o que aconteceu lá?

         Ti Chico Bento fixou de semblante carregado o rosto de Américo e perguntou:

- Que sabe vossa senhoria sobre a herdade?

- Muito pouco, mas como advogado que sou, interessei-me por esse assunto. O seu a seu dono, não acha senhor Bento?

- Saiba vossa senhoria, que se não fosse a minha taberna ter de estar aberta, eu sabia muito bem o que lhe haveria de responder. Mas como os meus pipos enchem o copo do que é querido e do amaldiçoado, só tenho de lhes vender vinho. Tudo o resto fica-me com os botões e o travesseiro. Agora já sei o que vossa senhoria deseja. Fale com o senhor padre José Soares. Se não for ele, ninguém mais será...(em continuação, pág. 126, ex. L)
in Quando Um Anjo Peca

Março/1998

Sem comentários: