sexta-feira, 14 de abril de 2017

TITANIC

Conheci em 1970 a trágica história do naufrágio do transatlântico Titanic, numa velha revista das Selecções do Reader’s Digest, que encontrei num baú esquecido, num sótão onde já ninguém ia. Tinha então 14 anos de idade. Mas a notícia impressionou-me tanto que a tenho perseguido pelos anos fora. Lendo umas linhas aqui, outras ali, pude montar um puzzle na minha mente, que me proporcionou a possibilidade de conhecer um pouco melhor aquele acontecimento, o mais trágico de toda a história da marinha mercante.
         Não sei se o homem considerará que alguma das máquinas que actualmente constrói será indestrutível. Mas naquele tempo, em que se davam os primeiros passos na engenharia, o homem, que tão pouco sabia, julgava ser poderoso o suficiente para não existir no universo força que o suplantasse.
         Mas essa força existia, silenciosa, imóvel e gelada, no que mais simples a natureza tinha!
         Daqui a algumas horas completar-se-ão 105 anos sobre o momento em que o Titanic, na sua viagem inaugural, naufragou, nas águas gélidas e calmas do Atlântico Norte, às 2:05h da madrugada do dia 15 de Abril de 1912, após ter embatido num descomunal icebergue.
         Entre tripulantes e passageiros seguiam no navio 2200 pessoas. Dessas, às 2:30,  1497 iriam estar mortas. As restantes sobreviveram graças a terem conseguido chegar aos poucos barcos salva-vidas existentes a bordo. A engenharia de então, e a empresa proprietária- White Star Line, não acharam necessário equipar o navio com mais barcos salva-vidas, pois consideravam que nada neste mundo era suficientemente poderoso para afundar aquele navio.
         Os sobreviventes viriam a ser recolhidos, horas depois, pelo navio Carpathia. Quanto aos mortos, apenas 306 corpos foram recuperados, e foram-no pelo navio lança-cabos submarinos Mackay-Bennett.
         O local onde repousa o Titanic está devidamente identificado, encontrando-se a uma profundidade de 3800 metros.
         Acho que seria uma manifestação de verdadeira inteligência, se começássemos a ter mais respeito pelas forças geradas pelo planeta que nos serve de casa.

         Perguntem ao inafundável Titanic!

Sem comentários: