quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

AMON-RÁ E SETH, UM DIÁLOGO IMPENSÁVEL

...Ao serem ouvidas as palavras da deusa Ísis, gerou-se uma certa confusão em MassiftonRá, pois os deuses olhavam confusos para Ísis e para o sifto, enquanto este ficava tenso, olhando intensamente para a deusa.
-         Este sifto não é um sifto?- perguntava Amon-Rá com espanto- então o que é, ou quem é?
-         Seth, o deus que expulsaste de MassiftonRá- respondeu a deusa Ísis.
Seth fora desmascarado; não percebia como tivera a sua irmã Ísis capacidade para descobrir a sua verdadeira identidade. Mas não valia a pena continuar com o embuste! Por isso, Seth tomou a sua verdadeira forma, dando uma hedionda gargalhada.
-         A minha irmã Ísis continua esperta!!- disse Seth com ironia- mas aqui me tens, Amon-Rá. Soube dos problemas que estás a ter com o actual faraó, pelo que resolvi fazer-te uma visita e colocar os meus serviços à tua disposição, de forma a pôr esse faraó no seu devido lugar.
Amon-Rá estava atónito. Como era possível que Seth tivesse tido a ousadia de violar tão descaradamente a sua ordem?!
-         Como te atreves a entrar em MassiftonRá?- perguntou o deus supremo, com imensa ira.
-         Como me atrevo? Não estou a fazer grande coisa. Se até o faraó brinca contigo, porque não o posso eu fazer, que muito mais me equiparo a ti em poder e divindade?!
-         O faraó não brinca comigo...
-         Não, que ideia!!- dizia Seth com extrema ironia- rouba-te uma sacerdotisa, faz dela rainha do Egipto e permanece incólume, sem que da tua parte tenha havido qualquer tipo de reacção. Se isto não é brincar contigo?! Estás mole Amon-Rá, frouxo. O faraó está a precisar de uma grande lição. E tu, ou não lha queres dar, ou não sabes!
-         Seth, tu és um imbecil. A maet não pode ser posta em causa. O faraó é um inconsciente, mas eu não o posso ser. Tenho que saber agir com diplomacia, pois se eu actuar levianamente, posso pôr em causa o equilíbrio do reino do Egipto.
-         O Egipto é suficientemente forte. Com facilidade subsistiria a um breve desequilíbrio no trono. Tu e os restantes deuses temem pela maet do Egipto, porque estão demasiado amolecidos pelo conforto de MassiftonRá. A ti, Amon-Rá, aconselho-te a ires conhecer a dureza da vida… no deserto. Compreenderás então até que ponto é que o Egipto pode ser forte.

-         O sangue do Egipto está no Nilo, não no deserto- disse Amon-Rá- as areias estão destinadas aos dementes, aos que, se pudessem, guiariam os destinos do Egipto apenas pela força dos músculos, pois secos de intelecto, nada percebem de atitudes subtis, que embora pareçam ser fracas, conseguem atingir profundamente os objectivos pretendidos. Claro está que nos habitantes do deserto alguns existem que eu não incluo neste grupo... e tu sabes bem de quem eu falo...(em continuação, ex. XXX)
in A Causa de MassiftonRá
Novembro/2005

Sem comentários: