domingo, 15 de julho de 2018

UM GRANDE EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE NUMA GRUTA INÓSPITA DA TAILÂNDIA


Durante cerca de três semanas o mundo quase suspendeu a respiração de ansiedade e expectativa.
Na longínqua Tailândia doze miúdos, praticantes de futebol, na companhia do seu treinador, a 22 de Junho faziam uma incursão à natureza, diria uma brava e inóspita natureza. Com o início da época das monções (de que nos fala Rui Veloso no seu álbum Auto da Pimenta), foi aquele grupo surpreendido por chuva bastante intensa, pelo que se refugiou numa gruta…e desapareceu, muito embora ainda não tenha sido explicado como tal aconteceu.
A partir desse momento assistiu-se à mobilização do mundo no sentido de o grupo de jovens e o seu treinador ser encontrado, numa imensa gruta, grande parte dela submersa em alguns metros de profundidade da água das chuvas. Passados alguns dias, e quando o cepticismo em relação à descoberta dos jovens se começava a instalar, eis que um grupo de mergulhadores britânicos conseguiu encontrar os jovens e o treinador, vivos, numa concavidade localizada bem na profundidade da gruta.
Graças à união dos mergulhadores tailandeses (com a ocorrência da morte de um deles, na preparação das condições sub-aquáticas para que o resgate viesse a ser possível) e de outros de algumas nacionalidades, foi possível o resgate daquelas treze vidas.
Mas que enorme momento para a humanidade! E quando emprego o termo «humanidade» dir-se-ia ter-se tratado do resgate de centenas ou mesmo milhares de pessoas, e não apenas de treze, mas quando a vida humana é criminosamente desvalorizada pela acção de comunidades humanas e não alienígenas, como miseravelmente temos assistido nesta nossa Europa, Médio Oriente e Estados Unidos, é motivo de enorme alegria ver o mundo mobilizar-se para salvar apenas treze pessoas.
O exemplo da Tailândia é de guardar no mais profundo dos nossos corações! 

Sem comentários: