quarta-feira, 15 de abril de 2020

NA VIDA UM EFÉMERO MOMENTO COM O FERNANDO PESSA


A 15 de Abril de 1902 nasceu em Aveiro o excelente jornalista português Fernando Pessa, que nas suas reportagens popularizou a expressão: «e esta hein?»

            Na minha vida apenas uma vez o vi ao vivo e foi num desfile militar, em Mafra, numa manhã nublada de Maio de 1978, quando um batalhão da EPI formado em frente ao Convento aguardava pela chegada de individualidades. Eu encontrava-me à frente da fanfarra, mais ou menos na direcção do café D. João V, com o bombo pendurado nos meus ombros, e com a fanfarra, a banda, os estandartes e as companhias formadas à minha esquerda, quando de repente, por trás de mim, surgiu o jornalista Fernando Pessa, que vendo-nos numa posição descontraída, me veio perguntar se eu sabia se as individualidades ainda demorariam muito. Eu respondi-lhe que não sabia. Ele sorriu-me e agradeceu-me. E neste efémero momento da minha vida, e em particular da minha vida militar, guardei para sempre o encontro com um dos maiores jornalistas portugueses de todos os tempos, possuindo eu ao peito a nobre divisa AD UNUM.

Sem comentários: