quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DESFRALDADA AO VENTO DE COIMBRA A BANDEIRA DA NACIONALIDADE




É esta a publicação número 200 deste blogue, cuja existência se conta desde Junho de 2008. E para esta publicação gostaria de deixar algo que pudesse considerar especial. Um texto não muito longo, mas especial! E inesperadamente hoje encontrei-o.
Hoje mesmo desloquei-me à minha querida cidade-Coimbra. Sentado a uma mesa, na esplanada de um café que para mim tem uma simbologia forte- o café Nicola, na Ferreira Borges, absorvia o ambiente e dialogava com as memórias, quando, olhando para o fundo da Rua Visconde da Luz, que é o prolongamento da Ferreira Borges, mesmo lá ao fundo, na Praça 8 de Maio, vi algo que achei estranho, mas atractivo. A princípio não descortinei o que era, mas afirmando a vista...
Estava vento! Da esplanada do Nicola via a nossa bandeira dançando ao sabor do vento, mas via outra coisa junto á nossa bandeira…pois…era outra bandeira…maior. De repente fez-se luz. Claro, uma bandeira com o fundo branco e uma cruz azul…a primeira bandeira portuguesa, de 1143, a bandeira de D. Afonso Henriques, desfraldada em frente à Igreja de Santa Cruz, erigida pelo fundador da nacionalidade, onde se encontra sepultado.
Tão simples, mas tão carregado de simbolismo nacional.
Na minha Coimbra…coisa bela!

Sem comentários: