sábado, 8 de novembro de 2014

PAIXÃO PELA LIBERDADE, UM VALOR OU MEMÓRIA?

Hoje, ao regressar a casa, deparei-me com a seguinte frase escrita numa parede: «a paixão pela liberdade é mais forte que todas as prisões».
Vim pelo caminho a pensar no seu significado. Uma frase tão forte, que antes do 25 de Abril seria uma frase furiosamente proibida, cujo teor na realidade deu direito a um lugar a muitos anti-fascistas, em muitas prisões, com especial incidência no Forte de Peniche e no Tarrafal, em Cabo Verde.
Nessa época, em que a liberdade era um valor absolutamente valioso, a nossa sociedade oprimida, explorada, a morrer na guerra, analfabeta e torturada, sabia, no entanto, ser muito mais humana se comparada com a de hoje. Nessa época os portugueses, sem deputados livres, sem partidos políticos, sem uma Assembléia da República democraticamente eleita, conheciam o seu semelhante e sabiam o significado da solidariedade.
Hoje em dia aquela frase está completamente banalizada. Hoje já ninguém está apaixonado pela liberdade. E esse é um dos grandes males da nossa sociedade. Convencemo-nos de que a liberdade que hoje respiramos é um bem absolutamente adquirido. Mas, com o nível de fraqueza moral de que uma grande maioria da nossa classe política padece, nada é seguro. É que o conceito da falta de liberdade alterou-se. Hoje em dia não é necessariamente obrigatório que, para que a falta de liberdade se manifeste, tenha de existir uma prisão.

Deram-nos a liberdade, mas nunca ninguém nos ensinou a viver nela e com ela!

Sem comentários: