sábado, 7 de novembro de 2015

PORTUGUÊS, COMEDOR DE PEIXE, ESSE DESEQUILIBRADOR DO PLANETA

Há poucos dias passou uma notícia num dos telejornais, que não sei quantos portugueses terão tomado nota nela. Isto denota que o nosso minúsculo Portugal permanece de alma imensa, e continua a incomodar muita gente.
A notícia referia-se a um estudo feito na Europa sobre nós portugueses. E concluiu que nós somos o país da Terra que mais peixe consome, e que, por tal razão, estamos a colocar em risco o equilíbrio do planeta (não estou a ser exagerado).
É natural que consumamos muito peixe, pois que fomos à beira-mar plantados. É muito natural que consumamos mais peixe do que muitos países que sofrem de interioridade continental, tal como na nossa orla marítima se consome mais peixe do que no nosso interior.
É muito natural ainda que, ao preço a que o peixe está, cada um de nós consuma para aí umas duas ou três toneladas de peixe por ano!!!!!!
Mas nós temos uma das maiores áreas exclusivas de pesca do mundo. Não privamos outras nações do seu próprio peixe, a não ser o bacalhau, ao qual ninguém liga, ou não ligou durante séculos, sendo um dos nossos tesouros gastronómicos. Mas, no Mar de Bering,  pescam-se toneladas e toneladas de bacalhau apenas para isco da pesca do caranguejo real.
O autor desse patético estudo não percebe nada disto, porque se percebesse saberia que os portugueses não podem consumir muito do peixe que a sua zona exclusiva produz, porque estão proibidos fazê-lo pela União Europeia, porque ficaram sem frota pesqueira (por acção de umas inteligências que andam por aí a armar-se em presidentes da república), e porque o peixe está, na verdade, a um preço que não pode ser consumido de forma a perigar o equilíbrio terrestre.
Por amor de Deus, um punhado de gente boa a secar os mares de peixe?!?!
Digam de uma vez por todas, que ficariam muito mais felizes se a Península Ibérica fosse constituída apenas pela Espanha.

Mas, porque acima de sermos ibéricos somos portugueses, da bela sardinha e do belo carapau nunca abdicaremos!!

Sem comentários: