sábado, 5 de dezembro de 2015

NOTÍCIA ANGUSTIANTE DO MUNDO DA PAZ

...A porta abriu-se e surgiu um 1º cabo. Era rádio-telegrafista.
-         Meu capitão, chegou ontem esta mensagem da Metrópole.
-         Da Metrópole?- perguntou o capitão Rebelo carregando o sobrolho- foi você que a recebeu?
-         Fui eu sim, meu capitão.
         O comandante da companhia desdobrou a folha de papel que o 1º cabo lhe entregara. Leu a mensagem que nela estava escrita. Depois, virou-se de novo para a janela. Na parada, o grupo de soldados que ia ao banho, tinha engrossado.
-         São tão jovens...- dizia o capitão Rebelo- mas que porra de notícia para dar a quem acaba de chegar do mato. Cabo Guedes, vá chamar o alferes Santa Cruz. Ele que vá ter à espelunca do meu gabinete.
-         Sim meu capitão.
-         Mas ouça bem nosso cabo, quem lhe dá a notícia sou eu. Você não sabe de nada.
-         Está certo meu capitão. Ainda bem que não sou eu que lhe tenho de dar essa notícia.
-         Será bem difícil, pode crer. Mas eu como comandante de todos vocês, tenho de zelar pela vossa integridade física e mental, já que da moral não sei se estarei à altura. Mas vá lá nosso cabo, vá lá.
-         Se me dá licença- disse o 1º cabo que depois de se perfilar e fazer uma bem puxada continência, virou costas e desapareceu em busca do alferes Santa Cruz.
         O capitão Rebelo apertou os botões da camisa do camuflado. Passando com a mão pela cabeça procurava o seu maço de tabaco. Porque havia a vida de ser assim? Onde estavam as palavras adocicadas, leves, que tivessem a capacidade de suavizar notícia tão negra? Que Deus o ajudasse... a ele e ao alferes Santa Cruz.
         Fumando um cigarro, o capitão Rebelo fechou  a porta do seu quarto atrás de si.. Meia dúzia de metros andados chegava ao gabinete empoeirado. Junto à porta encontrava-se Álvaro. Quase que nem o deixara respirar!

-         Você foi rápido alferes Santa Cruz- disse o comandante da companhia, com ar grave e sério...(em continuação, pág. 93, ex. XXXI)
in Visitados
Novembro/1999

Sem comentários: