terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PARA QUE NÃO ESQUEÇAMOS O 1º DE DEZEMBRO, DIA DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

No seguimento da fatídica batalha de Álcacer-Quibir, em Marrocos, no dia 4 de Agosto de 1578, onde desapareceu el-rei D. Sebastião e a maioria da nata da juventude portuguesa, Portugal viria a perder a sua independência dois anos depois, em 1580, dando-se início à dinastia filipina de má memória, que durou sessenta anos.


No dia 1 de Dezembro de 1640, cumprem-se hoje 375 anos, fidalgos portugueses, pondo em perigo a sua própria vida, mas porque o patriotismo a isso os obrigou, conseguiram, num movimento revolucionário, restaurar a independência de Portugal, e proclamar como rei de Portugal D. João IV, pelo que, a partir desse dia, o 1 de Dezembro ficou conhecido como o dia da Restauração.

E é uma data de tal forma importante, que a recordávamos e celebrávamos com um feriado.

Mas porque de patriotismo, o anterior governo deu mostra de ser muito débil (entre outros suspeitos talentos), achou por bem abolir o feriado do 1º de Dezembro.

No que estiver ao meu alcance, sempre farei por lembrar que em Portugal 1 de Dezembro é sinónimo de pátria a encher o peito, a mim e a todos os que sentem orgulho em serem portugueses.

E manterei a crença em que o 1º de Dezembro irá voltar a ser feriado nacional, pela mão deste nosso novo governo, esperança de melhor vida para os milhões de portugueses espoliados não só materialmente, mas também patrioticamente.

Sem comentários: