quarta-feira, 15 de maio de 2019

AO LER O DIÁRIO DE AVEIRO...UMA SAUDOSA AULA DE BIOLOGIA


Desde o meu segundo ano do ciclo preparatório, quando tomei contacto com o processo de polinização das plantas (a sua reprodução), e a sua fotossíntese, que me tornei apaixonado pela biologia. E depois, no meu 2º ano do Curso Complementar do Liceu, antigo 7ºano, que corresponde agora ao 11º, ao dar a biologia da célula, o seu citoplasma, o núcleo, os cromossomas, os cariótipos, o Ácido desoxirribonucleico cuja sigla em português é ADN, responsável pela hereditariedade, eu sei lá que mais, senti-me quase no céu, pois era uma matéria que absorvia avidamente.

Hoje, e como muitas outras vezes tem acontecido, mais uma vez o excelente Diário de Aveiro me surpreendeu com uma notícia na rubrica «Ciência da Vida». Eu já tinha ouvido falar em células estaminais mas não fazia a mínima idéia do que eram. Este artigo ensinou-mo.

Diz o artigo que um grupo de investigação do Instituto de Genética Smurfit da Universidade de Dublin descobriu o modo de funcionamento das células estaminais, e no artigo tiveram a elegância de nos esclarecer o que na realidade são estas células. São células com a capacidade de se transformarem num qualquer tipo de célula do corpo humano, porque nem todas as células o fazem. As células que compõem cada um dos nossos órgãos designam-se por células especializadas, porque perderam a capacidade de se transformarem num outro tipo de célula.

O artigo é fabuloso porque nos dá informações excelentes sobre mais questões relacionadas com a genética, que eu achei deliciosas. Por momentos achei-me com o mesmo entusiasmo do rapazito que assistia às aulas de biologia da Drª Mercedes.

Obrigado Diário de Aveiro!

Sem comentários: