domingo, 21 de outubro de 2012

DOZE ANOS DEPOIS A REVELAÇÃO, A ALEGRIA, A TABERNA DO TI CHICO BENTO


...As crianças não correrão perigo. Mas não é justo. Desculpe a minha ousadia senhor padre, mas o que pede não é deste mundo. Como pode um homem conter-se perante tanto crime? Que mãos poderão deter as minhas próprias mãos, quando perdi tudo na vida, quando sofri tanto, quando cheirei tanto sangue, tanto homem podre e tudo por culpa desse maldito Barreto Raposo?
- Tu António, por momentos recordaste-me o capataz José Chambão. Era essa a opinião que ele tinha desse Raposo. Caso lhe tivéssemos dado ouvidos, talvez nada disto tivesse acontecido.
- O capataz pressentia o perigo.
- É verdade, agora posso afirmá-lo.
- E não se esqueça senhor padre, de que temos de ultrapassar a resistência dos dois cães de guarda do Barreto Raposo, o mouro e o verruga. Esses bichos só entendem uma maneira de falar.
- Tens razão. No entanto eu vou tomando algumas medidas que acho necessárias. Finalmente concederam a Alfeizerão o direito a ter um regedor. Vou ter uma conversa com ele. Mas antes tenho de libertar a Lucinda daquele sofrimento.
- Cuidado senhor padre. Ela não pode contar a ninguém.
- Tens receio? Durante estes doze anos de ocupação ainda não chegou aos ouvidos do Barreto Raposo que o verdadeiro dono da herdade se cruza todos os dias com ele e humildemente obedece às suas ordens. Quem guardou tão bem esse segredo, está à altura de guardar um segundo. Faz os preparativos da acção que eu me hei-de encarregar dos preliminares. E que Deus nos perdoe e nos proteja. Sabes, apetece-me celebrar qualquer coisa. Que tal fazermos um brinde ao renascimento da herdade e do solar Vila de Ló?
- Com muita, mas mesmo muita vontade eu brindo a essa nova vida - disse António Avilar.
     À pequenina adega foi o padre José Soares buscar uma esquecida garrafa de vinho do Porto. O pó de alguns anos transformara aquele vinho num maná do céu. Só um néctar assim era digno de selar uma aliança como aquela, por uma tão nobre causa.
Cálices despejados, uma, duas vezes, na despedida o padre José Soares disse a António Avilar:
- Vieste aqui em busca de ajuda. Afinal que auxílio levas?
- Todo senhor padre. O relógio da minha vida recomeçou a andar. É bom sentir-me vivo outra vez. Obter do senhor padre a compreensão em relação à minha participação no assalto, tornou-me mais leve. O fardo desapareceu. Ter ganho no senhor um aliado na missão que aqui me retém, foi uma boa surpresa. Estou capaz de revolver este mundo e o outro.
- E em relação ao Bombarral?
- Para o Bombarral eu morri há quatro anos. A Luísa não merece ser assombrada por um fantasma. Não tenho condições para ser marido dela, nem de nenhuma outra. Hei-de aprender a viver com isso. A sua benção senhor padre.
- Deus te abençoe alma boa.
Já a noite envolvia Alfeizerão. O padre ficou por momentos parado, a seguir com o olhar o percurso daquele homem que já não podia divisar, pois a escuridão era plena. Respirou o ar outonal. Que surpresas Deus revela aos homens. Qual o sentido de tudo isto? Qual o sentido da existência de cada um de nós? Como era possível que um desconhecido, protagonista daquela noite maléfica, viesse doze anos depois a transformar-se na esperança de resgate do que era ainda possível salvar. Que vida, que grandes privações, que excelente exame estava aquela alma, aquele António Avilar a fazer!
Assim reflectia o padre José Soares.
António Avilar ia feliz. Caminhava de alma cheia. Sempre houvera afinal um ser humano que lhe estendera os braços. Um homem que sofrera com o pecado da sua vida. E perdoara-lhe. Agora, mais do que nunca, a consistência da sua vontade era indestrutível. Chegara ao Alto da Estrada. A taberna do Ti Chico Bento ainda estava aberta. Ouviam-se vozes e de uma pequenina janela saía uma luz mole, alternada de sombras. O Ti Zé da Estrada, pela primeira vez em doze anos, ia visitar o reino de Baco com um sorriso nos lábios...(em continuação, pág. 105- ex. XXXVI)

in QUANDO UM ANJO PECA

Março/1998

Sem comentários: