sábado, 16 de março de 2013

A CAMINHO DOS PADRÕES DO ABSOLUTISMO





...Fiquei sem palavras. Nunca tinha ouvido o meu pai falar assim. O meu pai era um doutor da vida. Fiquei orgulhoso dele. O meu pai tinha razão no que dizia. Toda a vida se sentira humilhado pela nobreza. Ao fazer de mim médico, não me fazia nobre, mas proporcionava-me os requisitos para ser respeitado pelos nobres. O discurso do meu pai refreou os meus ímpetos liberais, pois eu sabia que, muito embora o meu pai fosse um convicto liberal, não que soubesse algo sobre a carta constitucional de 1822, mas apenas porque aspirava a mais liberdade, a experiência da vida dizia-lhe que as classes dominantes nunca iriam ser tão estúpidas, que se despojassem dos seus direitos em prol do povo, pelo que, eu, que através da minha actividade clínica poderia tirar proveitos dessas mesmas classes dominantes, deveria ser suficientemente inteligente para, não deixando de ser liberal, ter consciência de que a mudança politica que se operava no reino, estava a ser feita pela própria classe dominante. O povo limitava-se a seguir os acontecimentos. Mas, e se o povo resolvesse ser ele a tomar a rédea desses mesmos acontecimentos?
         Olhei-me ao espelho do consultório. Tinha um bom aspecto. As minhas espessas suíças até ao meio das faces, faziam-me parecer mais velho, mas talvez isso fosse conveniente. Acabei por seguir o conselho do meu pai e ataviei-me em condições.
         Levei hora e meia a percorrer a distância que separava Malhal de Sula da povoação do Luso, onde o Conde de Cértima tinha construído a sua casa senhorial.
         Eu, viajando na minha charrete e o jovem criado, que se chamava Adelino, montado na mula, lá fomos calcorreando os caminhos por entre espessos pinhais. O sol abrasador de Agosto ensopava-nos em suor. Para tornar a viagem menos monótona, fui conversando com o jovem criado, que me falou sobre o seu mundo: a casa onde servia.
         D. Rodrigo Corga tinha cerca de sessenta anos de idade, um pouco mais velho do que o meu pai. Era viúvo e tinha dois filhos: a Senhora D. Maria Clara Corga e o filho mais novo, o Senhor Pedro Corga. Na casa havia uma governanta, a Maria do Carmo, que directamente planeava as tarefas de toda a criadagem.
         Eu, algumas vezes ouvira falar no Conde de Cértima, mas desconhecia a existência dos seus filhos. Seriam pessoas para a minha idade, certamente.
         Decerto este Pedro Corga pouco sabia ler, ou não o saberia mesmo. Mas tinha o futuro assegurado pelo título de nobreza que o seu pai detinha. No seio do povo existiam poucos, mas já existiam alguns homens que conheciam o poder das letras; no entanto, não era esse o facto que os impediria de muito terem de batalhar na sua existência para darem alguma dignidade à sua vida. Em contrapartida, os nobres, ignorantes que fossem, tinham como certa a dignidade na vida, pelo simples facto de terem nascido nobres. Este era um dos padrões do absolutismo, padrões esses que o liberalismo tentava contrariar. Eu sabia que o meu pai dissera o que dissera não por convicção, antes por precaução.
         Finalmente o jovem criado apontou para o sítio onde se localizava a residência do Conde de Cértima. Era uma enorme casa com três fiadas de janelas, em arquitectura setecentista. Reparei que por cima da porta principal existia um brasão de armas: na vertical uma espada, com a ponta virada para cima, ladeada por uma oliveira. Em baixo, a toda a largura do brasão, representava-se o que parecia ser um rio, alusão provável ao rio Cértima, que banhava aquela zona. Nunca soube, nem me preocupei em saber, o significado da espada e da oliveira...(em continuação, pág. 25- ex. XI)
in ALMA DE LIBERAL

Junho/2009

Sem comentários: