quinta-feira, 7 de março de 2013

UM EMISSÁRIO DE MASSIFTONRÁ, EM TEBAS


Há muito que o sol se pusera. O templo de Amon-Rá, em Tebas, estava profundamente silencioso. Embora a escuridão preenche-se todos os recantos do templo, das suas pedras de granito ainda se exalava algum calor, absorvido pela intensa acção do deus astro, durante o tempo em que iluminara a vida dos homens, e actuara beneficamente nas sementes enterradas na terra enriquecida pela recente cheia do rio Nilo.
Do exterior dos muros do templo chegavam ténues sons, indícios de que a vida dos homens decorria na sua normalidade, embora naquele momento fosse uma vida com muito pouca actividade. No céu, a lua, rodeada por incontáveis estrelas, irradiava a sua luz prateada. Vista sob o silêncio do lajedo do templo, era uma visão magnífica. O silêncio era de tal forma profundo, que deixava ouvir o suave murmurejar da água do Nilo, que meigamente enchia o tanque sagrado.
Masahemba dormia no catre que lhe servia de cama. Por isso não deu conta de que uma forma fortuita penetrara os muros do templo, e dirigia-se para ele. A forma deslocava-se rapidamente, tendo-se detido ao chegar junto ao Sumo-Sacerdote. Alguma força superior entrou em contacto com a mente de Masahemba, pelo que o Sumo-Sacerdote acordou. Acordou e assustou-se, pois junto a si encontrava-se uma criança que o fitava intensamente. Num impulso, Masahemba ergueu o tronco, ficando sentado. Na escuridão, a criança, irradiava uma espécie de auréola, pelo que se tornava bem visível. Masahemba não tinha a certeza se estava acordado. Aquela visão poderia bem fazer parte de um sonho.
- Que fazes aqui, rapazinho?- perguntou o Sumo-Sacerdote.
- Levanta-te- disse o rapazinho, ignorando a pergunta que lhe fora feita.
- Como conseguiste aqui entrar?- perguntou Masahemba, ignorando, por seu turno, a ordem que lhe fora dada.
- Levanta-te Masahemba- ordenou de novo o rapazinho.
- Como é que sabes o meu nome, rapazinho?
- Eu não sou um rapazinho.
- Então fazes parte de um sonho, porque tens toda a aparência de um rapazinho.
- Dizes bem, aparência, porque esta forma é apenas uma ilusão de óptica. Segundo as leis da MassiftonRá, tu, como mortal, nunca devias vir a saber da minha existência. Mas dadas as circunstâncias excepcionais…
- Espera aí… espera aí… o que é isso de MassiftonRá ?-  perguntou o Sumo Sacerdote bastante intrigado.
- Eu venho em missão urgente…
- Explica-te, danado de garoto- disse Masahemba, interrompendo o rapazinho, ao mesmo tempo que se punha de pé.
- MassiftonRá é o local escolhido pelos deuses para viverem. Em MassiftonRá, os deuses reunidos formam o conselho. Eu sou um obreiro de MassiftonRá. A mim e aos meus irmãos obreiros os deuses chamam-nos siftos. Na minha forma original sou um peixe, um peixe do rio Nilo, o qual alberga nas profundezas das suas águas o local divino de MassiftonRá. A tua curiosidade está agora saciada?
- Bem… sim… não sei se…
- Vamo-nos deixar de evasivas. Tu, na qualidade de Sumo Sacerdote de Amon-Rá, tens a obrigação de rapidamente assimilares esta informação, de a compreenderes e de a guardares em profundo sigilo...(em continuação, pág. 45, ex. XV)

in A CAUSA DE MASSIFTONRÁ

Março/2003

Sem comentários: