segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A ACTUALIDADE DO SEC. XIX

«...nós somos realmente o povo que se compraz em estar quieto entre os choupais, a ver correr as águas meigas, pensando em coisas saudosas. Fomos à Índia, é verdade, mas quase três séculos são passados, e ainda estamos descansando, derreados, desse violento esforço.»

Eça de Queiroz

Eu, um português do século XXI, espanto-me com a infeliz actualidade destas palavras do nosso imortal Eça, escritas há 134 anos. Na realidade mantemo-nos quietos, não entre os choupais, que a urbanidade tudo vai engolindo, tendo já penetrado nas nossas mentes, por conseguinte eliminando de nós a necessidade do bucólico ambiente florestal,mas profundamente virados para um exasperante egocentrismo, que nos faz esquecer que o Estado também passa por nós, meros cidadãos, e que sem o nosso genuíno interesse pelo Estado, ele Estado, que já de si se vai tornando desinteressante, se torna, sem o nosso contributo mental, cada vez mais pobre.
Quase cinco séculos depois da Epopeia dos Descobrimentos, diria eu, permanecemos imutáveis, iguais ao que éramos no tempo de Eça de Queiroz, ou seja: continuamos a ser os últimos da Europa.

2 comentários:

Gibson Azevedo disse...

Digo contudo, a vocês portugueses, que vossa Nação, como poucas, pode através dos seus filhos andar de cabeça erguida; pois no balanço que se faz à distância daqueles tempos, o vosso saldo é altíssimo! Não esqueçam disto.
Abraços fraternos deste brasileiro
Gibson Azevedo

Poeta do Penedo disse...

Caro Gibson
a tristeza que por vezes me assalta a alma de lusitano, fundamenta-se na incompatibilidade entre o orgulho que tenho na minha cultura, na minha história e no meu país, e a imagem que do meu país pressinto transparecer para o exterior.
As suas palavras são de extrema simpatia, o que, como português, lhe agradeço. Mas a velha Europa não nos tem em grande conceito. Decerto que todos nós, portugueses, temos responsabilidades nisso. Ainda há quem nos confunda com uma província espanhola, o que, no mínimo, é ofensivo.
Aqui em Portugal temos muito orgulho no realce que o Brasil tem em relação a toda a América do Sul.
Seremos para sempre dois povos unidos pela história e pelo coração.
Grande abraço.