sábado, 8 de agosto de 2009

HUMOR PORTUGUÊS DE LUTO



Cresci a ouvir as suas rábulas humorísticas que tantas gargalhadas me provocaram, a mim e a todo o Portugal. O soldado que foi à guerra, a forma de proceder do namorado em relação à namorada, antes e depois do casamento, perante o obstáculo que uma poça de água representava. Muitas mais que agora não me ocorrem. E não me ocorrem porque hoje não é dia para rir.
Depois surgiu o lendário programa televisivo da RTP «ZIP-ZIP» em que era o humorista de serviço. Nesse ano de 1969 e durante mais alguns, continuaria a ser o único humorista nacional, digno desse nome.
Mais tarde veio o concurso «Vaca Cornélia», ainda na RTP, em que continuava a ser o senhor do riso português.
Posteriormente surgiu uma série de episódios humorísticos, ainda e sempre na RTP, «Lá em Casa Tudo Bem», pelos quais alegrou muitos e muitos serões do nosso país.
Nunca tive o prazer de estar na sua presença. Nunca o vi ao vivo. Mas caso tivesse acontecido eu estar na China, e por uma qualquer circunstância ouvisse a sua voz, imediatamente, mesmo sem o ver, nela o reconheceria. É natural, pois faz parte da memória colectiva portuguesa, apanágio apenas dos grandes artistas, principalmente daqueles de quem o povo sinceramente gosta.
Partiu hoje.
Esta minha modesta homenagem a esse grande homem do teatro e da televisão portugueses.

Adeus Raul Solnado.

1 comentário:

Gibson Azevedo disse...

Não temos dúvidas que em outra ambiência, o Solnado será recebido festivamente por um sem número de grandes atores burlesco, afeitos ao pícaro; cômicos e histriões de altíssima envergadura; e comediantes das mais caras pantomimas... Ele, neste passamento ao etéreo, haverá sim de encontrá-los e desfrutar eternamente desta alegre companhia.
Abraços do amigo Gibson, que à distância transmite-lhe sinceras condolências.